RSS

– Objetivos

OS MAIAS

Eça de Queirós

ESTRUTURA DA OBRA

  • reconhecer a estrutura do romance;
  • apreender a relação existente entre título e subtítulo d’ Os Maias;
  • distinguir as diferentes gerações caracterizadas na obra;
  • avaliar a intencionalidade da crónica de costumes;
  • verificar a apreensão global da obra.

.

PERSONAGENS

.

  • caracterizar personagens d’ Os Maias;
  • distinguir a educação tradicional portuguesa da inglesa;
  • caracterizar Pedro da Maia à luz da estética naturalista;
  • avaliar a expressividade do adjectivo abstracto e da dupla adjectivação;
  • reconhecer o caráter cromático da linguagem de Eça;

.

PERSONAGENS DE AMBIENTE

.

  • .interpretar a expressividade dos diminutivos;
  • distinguir os traços caracterizadores de Ega, Alencar e Dâmaso;
  • apreender a representatividade social da galeria de personagens desta obra;
  • reconhecer a expressividade da hipálage;
  • apreender a intencionalidade crítica do emprego dos empréstimos;
  • avaliar a expressividade do registo de língua popular.

.

ESPAÇO E TEMPO

.

  • caracterizar os espaços físicos d’ Os Maias;
  • apreender a intenção satírica do espaço social na obra;
  • reconhecer o espaço e o tempo psicológico n’ Os Maias;
  • relacionar tempo da história e tempo do discurso n’ Os Maias;
  • reconhecer o tempo histórico da obra.

.

ACÇÃO (INTRIGA)

.

  • distinguir os dois planos da acção;
  • reconhecer o paralelismo estrutural da intriga;

.

ACÇÃO (ESTRUTURA TRÁGICA DA INTRIGA)

.

  • .reconhecer a dimensão trágica da intriga secundária;
  • apreender a estrutura trágica da intriga principal;

.

A CRÓNICA DE COSTUMES

.

  • avaliar a intencionalidade crítica da crónica de costumes;
  • avaliar a crítica subjacente na ironia;
  • interpretar a subjetividade dos diminutivos, advérbios adjuntos de modo e verbos;
 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: